REGULAMENTO

Regulamento da VI Mostra Nacional de Vídeos sobre Intervenções e Performances – Mostra IP 


O Coletivo Camaradas com sede na cidade do Crato – Região do Cariri, no estado do Ceará, realizará VI edição da Mostra Nacional de Vídeos sobre Intervenções e Performances – MOSTRA IP, no período de 30 de junho  a 30 de outubro de 2018 em diversas cidades brasileiras, com o objetivo de incentivar a produção de registros em vídeo de intervenções e performances; possibilitar o intercâmbio em rede e a difusão dos trabalhos performáticos, interventivos e difundir a produção no campo audiovisual realizada no brasil. 
A VI MOSTRA IP tem como realizadores nacionais os coletivos abaixo relacionados que compõe a  Rede IP:
Coletivo Camaradas  (CE)
LEVE Arte Contemporânea 
Coletivo Tensoativo  (AP)
Coletivo Intrânsito (SP)
 Plataforma La Plataformance (SP)
Coletivo Casa Núcleo (PB)
Coletivo Nos (BA)
Coletivo Dodecafônico  (SP)
Coletivo Cartográfico  (SP)
Coletivo Psicodélico ( AP )
Coletivo Dama Vermelha (CE)
Companhia Brasileira de Teatro Brincante  (CE)
Coletivo  Cerebral  (CE)

Os participantes da VI MOSTRA IP com trabalhos inscritos ou que sediarão a mostra em suas cidades estão convidados a participar da Rede Nacional de Intervenções e Performances – Rede IP.

ARTIGO 1° - SOBRE A VI MOSTRA IP


A VI MOSTRA IP é constituída de mostra não competitiva, oficinas, vivências experimentos e trocas de materiais formativos e será realizada no período de 01 de junho  a 20 de setembro de 2018, em diversas cidades brasileiras de forma colaborativa entre coletivos e aceitará vídeos produzidos por artistas e coletivos dos diversos estados brasileiros e do distrito federal.

ARTIGO 2º - DOS RECURSOS FINANCEIROS 


A VI MOSTRA IP tem caráter colaborativo e não disponibiliza recursos para pagamentos de premiações, cachês ou produção  para artistas ou grupos.

ARTIGO 3º - DAS CIDADES PARTICIPANTES DA VI MOSTRA IP

1)    A mostra poderá ser realizada por diversos coletivos na mesma cidade;
2)    Os coletivos que desejarem realizar a VI MOSTRA IP  deverão preencher formulário de intenção: https://goo.gl/forms/tFeZZqmbjyy4qXB02 e se comprometer a realizar o evento com o seguinte critério e formato: 
a)    Exibição dos vídeos de forma gratuita em escolas de ensino médio, praças públicas,  universidades ou outros espaços visando atender ao público que não tem acesso a essa produção estética e artística; 
b)    Em cada cidade, além da exibição dos vídeos deverá acontecer: roda de conversa/oficina/vivência ou experimentação de performance e ou intervenção;
c)    Cada coletivo terá autonomia para estabelecer a quantidade de dias e o formato da mostra respeitando o período de 30 de junho  a 30 de outubro  de 2018 e a formatação mínima: exibição dos vídeos e ação formativa; 
d)    Cada coletivo parceiro deverá contribuir com o processo de divulgação da Mostra IP e incluir a logo do seu coletivo junto com a logo do idealizador  (Coletivo Camaradas e Rede IP) conforme orientação padrão da identidade visual  (serão enviadas por email); 
e)    O coletivo deverá incluir em suas mídias de veiculação as logos oficiais da MOSTRA IP (serão enviadas por email);
f)      A Coordenação da MOSTRA IP irá repassar para as cidades a listagem e os endereços online dos vídeos para serem baixados e exibidos, bem como os contatos dos coletivos/artistas;
g)    Cada coletivo poderá fazer a inscrição para realizar a MOSTRA IP  até 25 junho.

ARTIGO 4° DOS CRITÉRIOS PARA ENVIO DE VÍDEOS:


§1° - Da VI MOSTRA IP, poderão participar “artistas” e coletivos brasileiros;
§2° - Cada participante (“artista”/coletivo) poderá inscrever um vídeo de no máximo 10 minutos ou dois de 5 minutos, sobre qualquer tema, envolvendo a performance ou a intervenção. 
§ 3° - Está vedada a participação na Mostra de trabalhos que caracterizem promoção institucional, empresarial ou violação dos direitos humanos.
§ 4° - todos os vídeos deverão estão disponibilizados em plataformas virtuais de forma pública,  como forma de contribuir para a democratização da produção estética e artística brasileira. Não serão aceitos vídeos de caráter ou acesso privado.

ARTIGO 5° - INSCRIÇÕES PARA ENVIO DE VÍDEOS 


§1° - As inscrições serão efetuadas até 30 de maio de 2018, de forma online,  no seguinte endereço: https://goo.gl/forms/KLjZPSm56XRTazHl1
 §2° - Só serão aceitas inscrições dos vídeos que estiverem disponibilizados na rede mundial de computadores – internet, numa qualidade igual ou superior a 360p de altura. 
§3° - O responsável pela inscrição do trabalho ao preencher a inscrição  admite estar autorizado e ser responsável por todos os direitos autorais, de imagem, de trilha sonora e pelos demais direitos conexos gerados pela realização e exibição da obra inscrita. 

ARTIGO 6º - DO RESULTADO DOS VÍDEOS SELECIONADOS


1)            O resultado dos vídeos selecionados será divulgado no  blog da MOSTRA IP – www.mostraip.camaradas.org;
2)            Cada proponente que for realizar a Mostra receberá a listagem com a relação de todos os vídeos  selecionados e deverá escolher os que serão realizados; 
3)            Todos selecionados (artista/coletivos) receberão a listagem dos contatos das cidades aonde serão realizadas  a  Mostra IP

ARTIGO 7º HD DA VI MOSTRA IP

1)    A VI MOSTRA IP 2018 apresenta uma novidade que faz alusão ao “Hard Disk” ou “HD externo”. Trata-se de uma AÇÃO OPCIONAL destinada a um processo de recepção de  artista, no tocante ao desenvolvimento de uma residência concomitante a exibição da mostra em questão .
2)    A residência consiste na construção de uma materialidade que servirá futuramente como um arquivo de compartilhamento entre os núcleos realizadores da Mostra IP.
3)    A artista residente ficará responsável pela confecção dessa materialidade ou HD. A materialidade consiste num recipiente capaz de abrigar uma série de elementos (imagens, objetos e outros elementos que achar necessário) coletados ao longo do funcionamento da residência e que por conseguinte, tenham relação com as ações artísticas promovidas pelo núcleo receptor da Mostra.
4)    É de responsabilidade do núcleo da Mostra em cada cidade  fornecer as condições mínimas de trabalho, ou seja, hospedagem, alimentação e orientações gerais. Cada núcleo poderá optar por alguma linha de captação para locomoção da artista, isto é, financiamento colaborativo online, rifa, “vaquinha” e etc.

ARTIGO 7º INFORMAÇÕES ADICIONAIS 
1)     informações ou esclarecimentos adicionais deverão ser encaminhados para o email: contato@camaradas.org

Crato, 21  de abril  de 2018.  

Coordenação Nacional do IV MOSTRA IP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra IP será realizada em 10 estados brasileiros

A 7ª edição da Mostra Nacional de Vídeos sobre Intervenções e Performances – Mostra IP 2018 será realizada em 13 cidades   de   10 e...